A base da Kanaloa Va’a (Canoagem Havaiana) foi inaugurada neste domingo (02) na Beira-Mar Norte, ao lado das quadras de areia, agregando mais uma opção de esporte, cultura e lazer na região. O clube já está presente em endereços na Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Lagoa do Peri, Coqueiros e Ibiraquera. A partir desta segunda-feira (03), a base irá operar com turmas diárias de segunda a sábado e com passeios aos finais de semana.

O esporte Canoagem Havaiana, Canoagem Polinésia ou Va’a como é conhecido pelos praticantes, está em franco crescimento no país e já conta com mais de 150 clubes.

“A chegada de mais uma modalidade esportiva em Florianópolis é fruto dos primeiros passos com a despoluição da Beira-Mar Norte, principalmente por se tratar de um esporte que atravessa séculos de história em um contato harmônico com a natureza”, destaca o Secretário de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis, Ed Pereira.

A históra do Va’a

Conhecidas no Triângulo Polinésio, Ilhas do Hawai’i, Aotearoa (Nova Zelândia) e Rapa Nui (Ilha de Páscoa), por Va’a, as Canoas Havaianas ou Canoas Polinésias foram as grandes responsáveis pela conquista e ocupação de milhares de ilhas no Pacífico, formando a Nação com maior distribuição na Terra.

Datadas de mais de 3.000 anos, sua prática é permeada por valores e ritos milenares de respeito mútuo e à natureza e ao oceano, se assemelhando em muitos às Artes Marciais. Em verdade na Polinésia as Canoas formavam o centro da sociedade, sob os cuidados dos Núcleos de Guerra (Koa).

3 Comentários

  • Philip James
    Postado 26 de December de 2016 15:54 0Likes

    Dreams do come true! All you have to do is believe

    • Cindy Jefferson
      Postado 26 de December de 2016 15:55 0Likes

      Thank you for staying with us!

  • Adam Brown
    Postado 26 de December de 2016 15:54 0Likes

    Thanks for the great story. Your blog is truly amazing

Adicionar um comentário